Diante do início do ano letivo de 2022, a partir das orientações vindas da SEDUC e da experiência em 2021 com turmas dos 9º anos, surgiu a ideia de trazer para os alunos desta faixa etária relatos de experiências que pudessem norteá-los em suas escolhas e condutas no que diz respeito ao futuro dos seus estudos.
Em reunião com os alunos do projeto PIBID na EEEF Otávio Rosa, a bolsista Jaiane Kroth defende que os alunos estão cansados de imposições para a vida. Com isso, a professora Heidi Machado, supervisora do projeto, ao conversar com Vitor Binelo, participante do projeto e escritor, verificou a possibilidade de ser criado um texto de ficção, baseado em sua experiência de vida, já relatado ao grupo em outro momento. Vitor não apenas aceitou a proposta como, brilhantemente, nos trouxe o incrível texto.
Cada aluno recebeu uma cópia, e após a leitura iniciou-se uma conversa. Vários sentiam-se como a protagonista Luísa. Apenas uma aluna já havia conhecido o Miguel de sua vida. Alguns até sugeriram que a professora estava fazendo papel de Miguel na vida deles.
Então, a atividade proposta para aquela aula foi de cada aluno criar uma carta para eles mesmos, que será lida no final do ano de 2022, de forma que eles pudessem ser seus próprios “Migueis”.
Talvez o texto não tenha cumprido o seu papel de nortear a vida de todos os alunos ali presentes, mas sem dúvida, fez com que eles pensassem melhor no que esperar para o ano de 2022.
Comments