top of page

PIBID NA ARNALDO GRIN

Relatos de atividades realizadas no mês de março 2022

A participação no PIBID na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Grin, foi muito importante para a formação acadêmica de cada pibidiano. Tivemos um grande enriquecimento de experiências, sendo para muitos o primeiro contato com a sala de aula. Visto isso, resolvemos relatar as últimas atividades que foram realizadas com muito carinho e que encerrou um período de ótimas experiências tanto para os pibidianos, como para os alunos.


Letras – Português

Jéssica Caroline da Silva Terra

10/03/2022 - 7B e 7C

17/03/2022 - 6C

24/03/2022 - 9C


Produção textual através da escuta de uma música.

1 - Música: “Quem tem um amigo tem tudo”

Artista: Emicida

2 - Música: Peça Felicidade

Artista: Banda Melim


Após a escuta os alunos responderam questões em forma de texto.

Questões

Música 1:

O que é ser amigo?

É importante ter amigos? Por quê?

Música 2:

O que significa desejar o bem?

Você já desejou o bem para alguém?



Maria Eduarda Bohnenberger dos Santos

Os alunos do 9°A desenvolveram produções textuais acerca do tema "internet", nas quais falaram sobre suas relações com esse meio, assim como os aspectos que consideram positivos e negativos influentes na vida de quem possui tal acesso. As produções basearam-se em uma leitura de texto sobre o assunto, feita individualmente e, em seguida, de forma coletiva com debates.


Nathaly Fernandes da Silva Bonato

Trabalho com o gênero textual conto e releituras – Turma 6°A

Neste trabalho realizado na turma 6°A, nós estudamos um pouco sobre o gênero textual ‘’conto’’ e também realizados dois tipos de releitura. Para sua realização utilizamos duas aulas, o que significa 4 períodos.

No primeiro momento nós estudamos as características do gênero em questão e também levantamos algumas discussões sobre o que cada aluno mais gosta de ler. Eles foram participativos e interagiram muito bem em grande grupo. Após isso eu entreguei uma folha com o conto ‘’O Caso do Espelho – Ricardo Azevedo’’, mas que estava sem o final, justamente para que os alunos pudessem escreve-lo. Tivemos muitas escritas maravilhosas e super criativas.

Na segunda aula foi realizada a entrega dessas escritas e a correção individual de cada uma, para que então a turma pudesse realizar a reescrita, ajustando os pontos que precisavam de alguma melhoria. Também foi realizada uma segunda atividade de releitura, em que os alunos precisaram responder, através de um desenho, o que existia atrás do espelho deles...



Yuri Daniel Hahn da Silva

Leitura, produção textual e “Prêmio Jabuti” com o 6ºA

Nos últimos encontros de Português realizados com a turma do sexto ano A, às quartas-feiras pela manhã, foi proposta a leitura e discussão de dois contos: “A Luz é como a Água”, de Gabriel García Márquez (Prêmio Nobel de Literatura), e “Aquela Água Toda”, de João Anzanello Carrascoza (vencedor do Prêmio Jabuti).

A partir destas exposições, foi possível conceituar com a turma os tipos e gêneros textuais e aprofundar o estudo de contos, suas particularidades, o uso da linguagem e traçar comparativos entre as duas obras abordadas. Após as discussões, foi proposta a elaboração de produções textuais que abordassem o elemento “água”, presente nas duas obras, com no mínimo 15 linhas, contendo narrador, personagens e local definido.

A entrega das atividades foi realizada em sala de aula e revisada individualmente, com indicações de melhoria sobre a pontuação e dúvidas ortográficas. Todos os alunos realizaram a atividade e cumpriram com o enunciado proposto. Com isso, foi realizada a entrega de um Prêmio Jabuti (representado por uma tartaruga de chocolate) para todos os alunos.



Matemática

Gabriele Herzer de Vargas

No mês de março, fui na escola dois dias aplicar duas atividades com alunos das turmas do sexto ao nono ano. Trabalhei com as turmas 6º A, B e C, 7º B, 8º B e 9º A, B e C. Elaborei dois jogos para aplicar durante dois períodos com cada turma. Nas turmas do 6º e 7º ano, apliquei o jogo dos 7 erros. Desenhei uma figura retangular no quadro com 5 linhas e 5 colunas contendo as quatro operações matemáticas. Desenhei uma segunda figura com mesmo número de linhas e colunas, onde apareciam as respostas. Cada resposta da segunda figura correspondia a operação da primeira figura, da mesma linha e mesma coluna, como na foto abaixo. Os alunos tinham que copiar as contas no caderno e então pintar as caixinhas que estavam com as respostas corretas de verde ou azul e as respostas erradas de vermelho. Haviam 7 erros a serem encontrados, conforme os alunos realizavam a atividade eu auxiliava quem precisava e ia conferindo as respostas de quem já estava finalizando. Ao final da aula, eu corrigi a atividade no quadro enquanto perguntava para a turma as respostas de cada conta.



Já com o 8º e 9º ano eu elaborei um jogo com situações-problema. Haviam quatro categorias: 4 operações, frações, álgebra e geometria, cada categoria tinha 5 questões valendo de 100 a 500 pontos. Comecei com as questões de 100 pontos de cada categoria, depois de 200 e assim por diante. Inicialmente foi anotado o número dos grupos, para registrar as pontuações e então ter um grupo vencedor ao final do jogo. Os alunos formaram grupos, entre quatro a cinco alunos e então comecei o jogo distribuindo a primeira questão para cada grupo, o grupo que respondesse corretamente primeiro pontuava. Depois do primeiro grupo responder corretamente, eu esperava os outros grupos finalizarem e então um membro do grupo que acertou a questão resolvia ela no quadro para que todos os colegas pudessem ver e compreender a solução. As regras foram adaptadas conforme necessário em cada turma para incentivar os alunos a serem participativos, pois o objetivo era fazê-los entender que o importante era participar e conseguir compreender e resolver as questões.



48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page