top of page
Foto do escritorPibid LetrasMatemática

Relato de experiência: Atividade prática para projeto “Do lixo para o bicho”.


Gratificante e desafiador são, sem dúvida, os termos que definem o projeto. A partir do planejamento, desenvolvido em reuniões ao longo do mês de agosto, foi posto em prática, em setembro, com a orientação de trazer os materiais necessários e apresentação do objetivo da atividade. O objetivo central é incentivar o trabalho coletivo e noções de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Os alunos já tinham a teoria do funcionamento de um trabalho de pesquisa, o que favoreceu a realização de atividades que requerem tais conhecimentos. A turma 62 mostrou-se animada com a ideia de construir as casinhas e os comedouros de PET, expressado através do empenho em trazer materiais de casa. O êxito com a participação efetiva da turma 62 possibilitou a construção da casinha em uma única aula. A turma 63, ao contrário da turma citada anteriormente, não se engajou com a proposta e com a arrecadação de matérias, gerando atrasos significativos. A carência de material foi contornada com a aplicação de conteúdos sobre reciclagem e sustentabilidade. Alguns estudos sobre a estrutura das casinhas foram necessários para reforçar a sua resistência contra sol, chuva e vento. Determinadas alterações, como a fixação mais firme das garrafas, foram feitas pelos pibidianos para conclusão adequada do projeto.


E agora? Como fazer em casa uma casinha reciclável?


Materiais:

⮚ 65 Garrafas pets de preferência de 2l com tampa (5 extras para eventuais acidentes);

⮚ 5 rolos de fita adesiva;

⮚ Palito de churrasco;

⮚ Tesoura;

⮚ Estilete;

⮚ Lona, a fim de cobrir a casinha;

⮚ Grampeador industrial.


Modo de Construção:

1. O primeiro passo é a higienização das garrafas lavando-as e tirando os rótulos. Separar por formatos é importante, pois acomodam melhor as paredes, deixando-as mais firmes;

2. O próximo passo é juntar em duplas, encaixando os fundos e passando a fita entre elas no mínimo 3 vezes ou até que fique firme;


3. Com as duplas formadas e firmes, junte ao lado com outro par de tamanho e formato semelhante, formando 3 duplas, que devem ser fixadas com fita adesiva pela parte debaixo e de cima .

4. Com as duplas, formadas por 4 garrafas pet (duas fixadas no fundo da outra + duas, feita da mesma forma, fixadas na lateral) junte 3 duplas, totalizando 6 garrafas, e enrole com fita adesiva até que fique bem firme, pois irão compor as paredes da casa.


5. Repita o passo 4 até que sejam formadas 5 paredes.

6. Forme um cubo, onde as paredes laterais e o fundo devem ser postos de forma horizontal, deixando o bico para fora.

7. Com auxílio de um adulto, faça furos diagonais pequenos com estilete nas extremidades inferior e superior de cada parede e do fundo.

8. Insira os palitos de churrasco nos furos, encaixando as paredes no chão, no fundo e no teto.

9. Passe fita adesiva pelos vãos entre as garrafas de forma que todos seus 5 componentes fiquem firmes.


10. Corte a lona em 4 pedaços de tamanho suficiente para forrar o exterior e interior da casinha.

11. Para fixar a lona, use o grampeador industrial, cuidando para que os grampos sejam inseridos em regiões onde haja o corpo das garrafas embaixo da lona.





Com a casa forrada, busque uma alternativa para que o animal não deite direto na lona, para evitar ferimentos pelos grampos. Almofadas, pequenos paletes, tapetes grossos ou estrados de madeira ou plástico. Na casinha modelo, foi usado um pedaço de estrado de plástico.


Final do projeto e Doação das Casinhas


Com as casinhas prontas, ocorreu a doação das casinhas as Ongs escolhidas entre as cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo.



Além das casinhas produzidas com material reciclável, a gente contou com a produção de um álbum onde ficaria memórias das aulas teóricas e práticas para inspiração de outros professores, pibidianos e alunos.





Também foi construído o vídeo a seguir, o mesmo mostrou todo o trabalho realizado no projeto que recebeu o título "E eu com o lixo?"



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page