Elaine Fischborn
Jean Carlos Colombo
O projeto “Oficina de Redação” nasceu com o objetivo de auxiliar os alunos da Liberato em momentos significativos e decisivos da vida estudantil: a hora do vestibular e do Enem! Os conteúdos e materiais foram pensados com carinho e cuidado pelos Pibidianos para colaborar na construção do conhecimento na elaboração da redação.
O projeto foi realizado em três encontros distintos ocorrendo aos sábados, das 9h às 10h. Os alunos interessados na atividade realizaram uma pré-inscrição por meio de um Forms. No primeiro encontro foi apresentado integralmente o projeto explicando o funcionamento, a elaboração das atividades (redação), as escolhas dos temas, as datas dos encontros para elucidar as dúvidas, isso tudo para situar os alunos no andamento das oficinas.
Na primeira oficina aprofundamos o tema argumentação e sua sistematização. Os alunos participaram e interagiram por meio do canal menti.com em que enriqueceram ainda mais o nosso encontro. No final do encontro foi proposto um tema para os alunos elaborarem a redação individual a fim de praticar a escrita desenvolvendo a argumentação, embasados no material disponibilizado. Os Pibidianos, durante a semana, corrigiram e retornaram o texto com as devidas correções e o feedback.
Na segunda oficina, que ocorreu no sábado seguinte, o assunto abordado foi a estrutura da redação, os critérios de avaliação e as cinco competências consideradas pelos avaliadores do Enem. Também foi reservado um momento para que os alunos pudessem expor as suas percepções sobre os conteúdos abordados até o momento e nós Pibidianos ficamos felizes em perceber que os alunos conseguiram elaborar e compreender todos os conteúdos de maneira crítica e reflexiva. No final do encontro foi proposto o segundo tema para os alunos elaborarem a redação individual. Durante a semana, os estudantes receberam o feedback das produções escritas.
No terceiro e último encontro da Oficina de Redação foi apresentado aos alunos uma redação nota 1000, retirada do site do Inep. Fizemos uma análise coletiva do texto de nota máxima no intuito de demonstrar na prática como o aluno pode analisar as múltiplas escolhas no momento de elaborar uma boa redação. Também retomamos os assuntos abordados nos outros encontros: a argumentação, a estrutura da redação, e como ambas auxiliam na organização das ideias e argumentos propostas no texto. Por fim, tivemos um momento de avaliação da Oficina, no qual os participantes responderam um formulário sobre suas percepções do projeto. Alguns dos retornos que tivemos foram os seguintes: “Gostei da forma como a oficina foi desenvolvida, o conteúdo foi muito bem explicado e todas as dúvidas foram sanadas.”, avaliou Gabriella Jacobsen da Veiga. “Achei muito legal! Tive correção da minha primeira redação sobre o tema do COVID-19, me ajudou muito!”, afirmou a estudante Ana Paula Alves. Durante o próprio encontro, alguns estudantes relataram sua satisfação com as Oficinas e destacaram a importância do desenvolvimento das habilidades escrita e argumentativa.
Visto isto, disponibilizamos todo o material elaborado para a oficina com o intuito de contribuir no desenvolvimento das competências dos alunos, podendo assim acessarem quando acharem necessário. Foram momentos de partilha de saberes e aprendizagens entre nós, os Pibidianos, e os alunos. Por fim, sentimentos como gratidão e felicidade nos acompanharam durante o desenvolvimento de toda a oficina que foi pensada para auxiliar os alunos tanto em momentos importantes da caminhada escolar quanto para além da escola, em sua formação enquanto cidadãos.
Comments