A sequência didática "Vivências" da Instituição Liberato, muito conhecido por propor projetos interdisciplinares, com temas atuais e variados, optou, em outubro de 2021, em criar uma proposta de projeto que envolvesse a temática das Fake News, as famosas notícias falsas.
É fato que nos dias atuais, com as inúmeras mídias sociais existentes e com o avanço da tecnologia, o acesso à informação tornou-se muito mais fácil, rápido e prático. O tempo inteiro estamos sendo “bombardeados” por notícias e informações que estão por todos os lados, seja na televisão, Facebook, WhatsApp, Youtube entre outros meios digitais. Porém, é fato também que, apesar de toda esta praticidade, nem sempre tudo o que lemos ou ouvimos é verídico. Inúmeros são os sites, por exemplo, que divulgam propositalmente falsas notícias apenas com a intenção de “caçar” cliques ou gerar intrigas. Vale comentar também que sites com manchetes polêmicas demais ou sensacionalistas geralmente são um indício da presença das temidas Fake News, que são muitas vezes recebidas e compartilhadas irresponsavelmente ou por mera falta de atenção.
Sendo assim, a fim de abordar um pouco mais sobre este assunto, bem como alertar os alunos sobre o perigo das notícias falsas e sobre como identificá-las e evitar o seu compartilhamento, surgiu esta sequência didática, que, além desta temática, procurou incrementar “pitadas” de magia e imaginação através de contos fantásticos.
Intitulado “Era uma vez na terra das Fake News”, este trabalho interdisciplinar teve como objetivo a produção de um conto de ficção, podendo ser uma história original criada ou uma releitura de algum conto de fadas, que envolvesse algum assunto atual e polêmico(crítica social) e também alguma Fake News.
Divulgação
Em um primeiro momento, para a divulgação da temática e a proposta da sequência didática, os professores do PIBID Letras + matemática se organizaram e contemplaram virtualmente várias turmas da instituição Liberato. Junto com a professora Maria Emília, foi realizada uma breve apresentação em formato Canva que serviu para auxiliar e nortear os alunos nesta sua próxima tarefa escrita. Nesta apresentação, fez-se uma breve introdução sobre as Fake News e sobre a temática dos contos de fadas, dando ênfase para fatos importantes, como criação de personagens, enredo, bem como apresentação de algumas releituras de contos famosos.
Os encontros sobre a divulgação ocorreram ainda no mês de outubro e no final deste mesmo mês, bem como no início de novembro, as produções escritas foram iniciadas.
Ajuda e Correção
Após o início das produções, os professores do PIBID se organizaram novamente, mas desta vez para auxiliar os alunos em seus textos, dando por exemplo dicas de como aperfeiçoar a escrita. Para realizar estes atendimentos, inicialmente foi criado um link para encontros síncronos entre alunos da instituição e professores do PIBID, que serviria para esclarecimentos de dúvidas e sugestões. Porém, visto que havia pouca ou quase nenhuma presença por parte dos alunos nestes encontros virtuais, optou-se por realizar as correções via WhatsApp, o que deu muito certo por sinal. Houve muita procura e praticamente em todo o mês de novembro os professores bolsistas deram atenção para os contos fantásticos criados pelos alunos.
Foi uma troca de experiências muito gratificante e recompensadora, visto que tanto aluno quanto professor aprenderam e ampliaram seus horizontes com este desafio. Os textos elaborados foram muito bem escritos e acima de tudo muito criativos, todos com um pouco da personalidade e traços de cada aluno que escrevia.
Os textos finais dos alunos podem ser conferidos na página do Vivências Liberato, e também entrando em contato com os autores.
Comments