top of page
Foto do escritorPibid LetrasMatemática

Sequência Didática: Ponto de Vista

Atualizado: 9 de fev. de 2022

Conheça um pouco da sequência didática Ponto de Vista e veja relatos dos integrantes ao apresentarem a sequência didática às turmas


Sequência didática desenvolvido na Fundação Liberato pelos integrantes do PIBID - Português/Matemática. A sequência didática visa a produção de crônicas, a partir da captura de diferentes pontos de vistas, em fotografias. O objetivo é relacionar os detalhes do cotidiano com as Ciências da Natureza e a Matemática. A partir das imagens, os alunos buscam inspiração para desenvolver seus textos e, ao mesmo tempo, têm a possibilidade de desenvolver um olhar poético aos detalhes da natureza e da vida.


Os pibidianos depois de elaborarem ações para a sequência didática, a partir da inciativa inicial de Amanda, organizaram sua apresentação para os alunos de seis turmas de 1ª Séries, da proposta da sequência. Ponto de Vista integra as atividades relacionadas ao Vivências Liberato que é uma proposta interdisciplinar que conta a produção literária, a sua divulgação no instagram e encontros temáticos mensais.


Ladrilhos retangulares: Uma borboleta 88
"O Projeto Ponto de Vista, além de ser ótimo para trabalhar a interdisciplinaridade, proporciona ao aluno um momento de escrita criativa, uma vez que o principal objetivo é fazer uma crônica, através de uma pequena seleção de fotos feitas pelo próprio discente. A fim de exemplificar e ajudar os alunos, nós, “pibidianos,” organizamos uma pequena apresentação em PowerPoint sobre o projeto, apresentando aos envolvidos a proposta de trabalho e trazendo também algumas ideias interdisciplinares. Dessa maneira, cada “pibidiano” se responsabilizou por uma foto ou imagem que contivesse conteúdos como arte, matemática, português, ciências. As imagens foram apresentadas aos alunos, mostrando que é possível fazer uma crônica a partir da imagem e seus conteúdos relacionados." Monique/Letras.

Monique relata também como foi desenvolver a sequência didática e apresentá-lo para as turmas.

"Creio que a nossa participação , como professores do projeto PIBID, foi bem relevante, desde o momento da montagem da apresentação, com suas fotos e legendas, até o momento em que entramos em aula e falamos com os alunos. Distribuímos bem a equipe para que todos do projeto pudessem apresentar, sempre intercalando alguém da matemática com alguém do português. Eu, Monique, que sou do curso de Letras, apresentei junto com o Bartolomeu, que é da matemática, e juntos falamos da interdisciplinaridade das imagens e de como poderíamos fazer crônicas a partir delas. Foi uma experiência bem interessante e temos certeza que os alunos farão um bom trabalho, uma vez que são muito criativos." Monique

Como foi o planejamento?

O planejamento sobre a divulgação da sequência didática Ponto de Vista ocorreu por meio de videoconferências entre a professora Maria Emília e nós, pibidianos – as reuniões semanais – pelo Google Meet, além do contato informativo pelo grupo de WhatsApp do PIBID. Para a realização da divulgação da sequência didática nas turmas, que aconteceu dentro de uma semana (25/05-27/05), a preparação antecedeu o momento prático de divulgação.


Era o dia mais normal de todos, eu esperava a mesmice mecânica de ir ao trabalho, quando, diante de meus olhos (e depois aos olhos do celular), enxerguei as luzes e as sombras sobrepostas uma sobre a outra, evento incomum. Era um dia de frio, frio-frio, o céu amanhecia azul, fazia pouco-nublo, as fadas espreguiçavam as asinhas para mais um dia em que tentariam fazer com que algum gigante percebesse a beleza da natureza ao seu entorno. - Matheus Zimmer/ Letras.

Nossa divulgação da sequência didática ocorreu da seguinte forma, em duplas, um integrante da letras e outro da matemática, comentavam sobre cada foto, dessa forma, de forma pragmática eu destacava a presença de conceitos matemáticos em cada foto, foi perceptível a presença da geometria, seja ela plana ou espacial, fora abordado sobre elipses, prismas… Portanto, os estudantes perceberam os resquícios encontrados no dia a dia de conteúdos desta ciência. Alguns um pouco tímidos comentaram sobre o seu entusiasmo na atividade, pois gostam de registrar momentos e nada melhor do que aprender enquanto se diverte. - Isaac/ Matemática.


Agora, entre os dias 08 a 16/06, os pibidianos organizam encontros com os alunos das turmas que desejarem trocar uma ideia sobre as suas produções de imagens e crônicas. Também, nesse período, são realizados encontros com os Voluntários de Mídias, para a definição da template de divulgação das produções no Instagram do Vivências Liberato.




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page