top of page
Foto do escritorPibid LetrasMatemática

Sequência Didática: Histórias com Ciências

Atualizado: 9 de fev. de 2022

Pibidianos e alunos da Fundação Liberato relatam suas experiências com a sequência didática Histórias com Ciências.


A sequência didática Histórias com Ciências visou a produção de poemas e mini contos. A proposta da escrita era relacionar as diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, promovendo uma experiência transdisciplinar. Por exemplo, histórias que envolviam Física, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa. Com a sequência, os estudantes puderam expressar suas experiências pessoais e a perspectiva de um, ou mais, componentes curriculares.



Os participantes dessa atividade eletiva tiveram a oportunidade de se encontrar com alunos do PIBID em diferentes horários da semana, para atendimentos. Sempre estavam presentes pelo menos um representante da Matemática e um de Letras. Nesses momentos, houve trocas de ideias, sugestões, propostas de melhoria e possibilidade de reescritas. A prof. Maria Emília supervisionou os atendimentos e também colaborou com o processo de escrita de cada aluno. Nós, Isaac e Jean, atendemos no projeto histórias matemáticas nas quartas-feiras à tarde, das 17h às 18h. Foram dois momentos, com cerca de 8 alunos em cada um dos encontros. Além disso, fizemos acompanhamentos e atendimentos individuais através do WhatsApp. Com isso, alguns alunos puderam enviar seus textos previamente, o que colaborou para o processo. Porém, percebemos que podemos melhorar nesse aspecto, propondo dias e horários específicos para o atendimento via WhatsApp, assim como fizemos com o Google Meet.


Isaac - Pibidiano de Matemática:

"Foi uma experiência deveras interessante, pois eu, do campo da matemática, precisei avaliar o emprego dos conceitos matemáticos nos contos/ poemas e foi muito estimulante analisar esses aspectos e perceber a criatividade dos alunos. Destaco sobre a produção dos textos, que uma grande parte dos estudantes romantizou o emprego da matemática. Portanto, foi uma bela experiência, pois permitiu-me analisar o conhecimento dos alunos na matemática, não apenas através de cálculos. Além disso, houve textos que não eram sobre a matemática, mas sim sobre física, química e biologia. Diante de tais textos, nós precisamos buscar elementos de outras áreas do conhecimento, diferentes das nossas, por meio da pesquisa. Essa situação evidenciou a necessidade da constante formação do professor. E também a importância da abertura para as demandas de cada aluno(a). Devemos sair da nossa zona de conforto e ajudar os estudantes a enfrentar os desafios que surgirem, mesmo que sejam dúvidas de outras áreas. Nesse sentido, também precisamos estar abertos para o trabalho com outros professores, conectando saberes."

Alunos da Fundação Liberato também relatam suas experiências ao escreverem seus textos e participarem da sequência.



"Manuella de Vargas Linck, 2124, sem título. A ideia de escrever um texto sobre a água surgiu quando eu vi no meu caderno do ano passado algumas anotações que fiz sobre as mudanças de estado físico, eu pensei na água em específico porque é uma coisa que está presente no nosso dia a dia e muitas pessoas não percebem o quão necessária ela é. Eu gosto bastante de escrever textos, então foi uma experiência muito legal, já que eu estou acostumada com isso."

"Oi, meu nome é Clara Costa e sou da 2124, minha inspiração veio principalmente de uma paixonite por uma pessoa, e minha principal ideia era fazer um poema sobre ela. Eu considero histórias sobre o universo muito intensas e apaixonantes, então eu quis fazer o poema sobre isso."

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page