Os integrantes do Pibid que integram o Subprojeto Letras + Matemática na EEEF Otávio Rosa fazem a sua apresentação.
Meu nome é Cristina Freitas Cornelius, tenho 18 anos e sou natural de Triunfo-RS. Curso matemática- licenciatura, porém sonho em cursar pedagogia e pretendo seguir na docência na área de supervisão escolar ou então alfabetização. Resolvi seguir a profissão porque em minha a vida a escola representava um segundo lar, em uma espécie de refúgio, e os professores sempre me ajudaram como pais, amigos, e até mesmo psicólogos. Outro ponto que me influenciou a ser prof foram minhas irmãs que na maioria cursavam o magistério e desde aí eu comecei a perceber o gosto de poder ensinar, mas também aprender com os outros. Apesar de ser tímida, principalmente por ser calma, compreender as pessoas é o meu maior talento. Prova disso, por exemplo, é um ateliê de costura que possuo na cidade. Através dele, converso, ouço, compreendo o desejo das pessoas ao criar uma peça ou vender um simples tecido. Poder deixar a minha ‘marca’ nas pessoas me faz feliz, e é isso que eu pretendo passar aos meus futuros alunos.
Olá! Eu sou o Daniel, tenho 31 anos e moro em Novo Hamburgo. Sou Engenheiro civil por formação e atualmente trabalho como Perito Criminal. Estou cursando licenciatura em Matemática, pois sempre gostei dessa área e porque gosto de novos desafios. Ajudar a construir o conhecimento matemático e ver os alunos efetivamente aprendendo me dá um senso de realização muito grande e por isso quero ser professor. Meu maior desejo é me tornar um professor que os alunos gostem e consigam aprender com minha aula.
Meu nome é Gabriel, tenho 20 anos e resido em Gravataí-RS. Sou estudante do curso Letras – Português (licenciatura) da UNISINOS e bolsista PIBID. Desejo ser professor para que eu possa usar meu conhecimento para contribuir com uma educação de qualidade e mudar a vida dos meus alunos. Meu maior sonho é que um dia eu possa fazer a diferença na educação brasileira, lutando para derrubar as barreiras da desigualdade a partir do aprendizado e formação de sujeitos responsáveis, atuantes e defensores do respeito à diversidade. Só a educação e a ciência podem pavimentar o caminho do desenvolvimento de um país, pois uma nação que não investe nas mesmas está fadada ao regresso.
Meu nome é Heidi Daiana Machado de Oliveira, tenho 38 anos e sempre morei em Novo Hamburgo. Sou graduada em licenciatura em Matemática, com pós-graduação em Supervisão Escolar. Hoje, atuo como professora da disciplina de Matemática para o ensino fundamental final na EEEF Otávio Rosa, onde supervisiono o Projeto PIBID/Unisinos. Sempre tive como ideal desmistificar a matemática, contribuindo para que os alunos possam ter uma maior afinidade com a disciplina. Busco mostrar caminhos diferentes para uma aplicação de conteúdo e sempre associando a realidade de vivência do aluno. Com o projeto PIBID na escola, quero incentivar aos futuros professores esse meu ideal, em busca de alunos mais engajados com conteúdos aplicados.
Me chamo Hélerson Alves Santos, tenho 19 anos, sou de Novo Hamburgo e curso Licenciatura em Matemática. Sempre gostei da matemática, e descobri o desejo da docência, desde então meu querer é ser professor e poder transmitir conhecimentos, ter a certeza que todos os dias contribui rei para a vida de alguém de uma forma boa, isso torna-se uma das coisas mais gratificante e incentivadora para minha vontade da docência. Aos prezados leitores, quero deseja uma boa experiência ao visitar e conhecer nosso trabalho, um pouco das nossas experiências e aprendizados com este incrível projeto. Me chamo Hélerson Alves Santos, tenho 19 anos, sou de Novo Hamburgo e curso Licenciatura em Matemática. Sempre gostei da matemática, e descobri o desejo da docência, desde então meu querer é ser professor e poder transmitir conhecimentos, ter a certeza que todos os dias contribuirei para a vida de alguém de uma forma boa, isso torna-se uma das coisas mais gratificante e incentivadora para minha vontade da docência. Meu maior sonho é me formar na faculdade e exercer a minha profissão, conquistar minha independência financeira e construir uma família. Aos prezados leitores, quero deseja uma boa experiência ao visitar e conhecer nosso trabalho, um pouco das nossas experiências e aprendizados com este incrível projeto.
Meu nome é Luisa Rodrigues, tenho 25 anos e sou estudante do 7º semestre do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês. Sou apaixonada pelo universo da educação, literatura, música brasileira, cinema e Netflix 💜 Desde pequena pensava em ser professora, mas apenas muitos anos depois, entendi a potência da educação como meio de transformação social e pude escolher a licenciatura como carreira. Agora, meu maior sonho, com certeza, é concluir a graduação e me tornar, efetivamente, professora! Espero que nossos relatos possam contribuir para um melhor entendimento não só do projeto PIBID, mas também da importância da formação docente.
Me chamo Jaiane, tenho 30 anos e moro a cidade São Leopoldo. Atualmente curso Letras Português/Inglês, na Unisinos. Estou participando do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) há sete meses, na Escola Estadual Otávio Rosa, na cidade de Novo Hamburgo. Com o PIBID tive a oportunidade de entrar em contato com a comunidade escolar, com as demandas, desafios e alegrias da convivência com os estudantes. Junto a isso, pude conhecer melhor a BNCC e sua aplicação na escola pública. Acredito na educação como ferramenta de construção de sujeitos críticos e ativos socialmente, por isso minha expectativa com relação a comunidade escolar é bastante grande. Gosto muito de trabalhar com adolescentes a partir da criatividade e permitindo que eles sejam protagonistas de seu processo de aprendizagem, tendo em vista uma escola também criativa e inclusiva em que os saberes plurais sejam valorizados e os estudantes sejam autores de seu aprendizado.
Meu nome é Vitor Raí Binelo de Lima, tenho 28 anos de idade, e, atualmente, vivo em São Leopoldo – RS. Sou acadêmico do curso de Letras – Português e Inglês e participo do projeto PIBID na Escola Otávio Rosa. A profissão docente é fundamental para o desenvolvimento social, afinal, o alicerce para a formação de cidadania e exercício de qualquer outra profissão é o professor, portanto, quero ser professor para promover essas transformações de pensamentos e conhecimentos, ajudando a mobilizar uma sociedade mais justa. Meu maior sonho pessoal é publicar livros: sou apaixonado por literatura e encontrei na escrita minha “válvula de escape”. Frequentemente enfrentamos diversidades em nossas vidas, mas é sempre muito importante lembrar que a Educação é um dos principais caminhos para transformarmos nossas realidades.
Comentarios