top of page
Foto do escritorPibid LetrasMatemática

Experiência: Aplicação de Aula de Português

Integrantes do PIBID Português/Matemática escrevem relato sobre como foi participar e aplicar aula de portguês na EEEF Otávio Rosa


Devido a um pedido da direção da Escola Otávio Rosa, no mês de abril, os bolsistas do PIBID realizaram o planejamento e aplicação de uma aula síncrona de Português em duas turmas de oitavo ano. Os bolsistas foram divididos em uma dupla e um trio, contendo, em cada grupo, ao menos um estudante do curso de Letras. Embora o pedido tenha surgido de forma inesperada, elaboramos uma aula de interpretação textual, contemplando o gênero música. Em virtude da professora titular estar trabalhando o tema família, optamos por continuar na temática e ampliar a discussão sobre o conceito de família. Para mobilizar a reflexão sobre os diferentes tipos de família que existem em nossa sociedade, utilizamos a música Não perca as crianças de vista, da banda O Rappa.

A primeira aula ministrada foi na turma 81. A princípio, os alunos estavam inibidos, contanto, ao pedirmos que ligassem as câmeras, muitos estudantes atenderam ao pedido. No início, as participações durante a realização das discussões guiadas foram poucas, mas, ao decorrer da aula, as interações aumentaram, contribuindo com a construção coletiva de conhecimentos. Para a aplicação da aula, usufruímos de utilitários digitais, como slides, videoclipe e a plataforma Mentimeter, recebendo um bom retorno dos alunos em relação à utilização dessas ferramentas. Na interação realizada pela plataforma Mentimenter, percebemos uma grande participação dos educandos, uma vez que a atividade diferenciada motivou-os ao engajamento. A aplicação da aula de Português demonstrou-se uma experiência muito interessante e ter o apoio de outro colega licenciando, na execução, ajudou com a mobilização da turma. Os resultados obtidos com a turma 81 foram muito bons, visto que um número grande de alunos participou e interagiu de forma construtiva. Inclusive, a aula ultrapassou um pouco o tempo previsto de duração. Ao encerrarmos as atividades, alguns estudantes relataram que gostaram muito da aula, que apreciaram a maneira como foi conduzida e, também, as ferramentas digitais usadas. Dessa forma, esse retorno dos estudantes mostrou-se muito gratificante, incentivando-nos na docência, assim como salientou a importância de se pensar em formatos mais atuais de aplicação de aula, considerando as perspectivas da geração vigente.

Embora as atividades com a turma 81 tenham decorrido de maneira tranquila, a experiência com o grupo da 82 foi diferente. Próximo ao final da aula, a sala no Google ClassRoom foi invadida por hackers utilizando perfis falsos. Esses indivíduos colocavam músicas em volume alto, impedindo a progressão da aula. Dessa forma, foi necessária a interrupção da aula na plataforma, uma vez que a música alta não permitia a comunicação.

Entretanto, mesmo com as adversidades, as experiências em ambas as turmas foram extremamente construtivas, fazendo-nos refletir sobre a condução das atividades de professor em meio aos imprevistos.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page