Dyuliana Dermann
O tema da sequência didática é “Refúgio na Poesia”, do qual o resultado são poemas sobre a questão dos refugiados pelo mundo. Não imaginávamos os acontecimentos graves envolvendo desastres ambientais no Haiti e a tomada do Afeganistão pelo Talibã. São eventos que reforçam a necessidade de ajuda e apoio às pessoas atingidas, de modo que saber mais e refletir sobre o que ocorre hoje, no mundo, é fundamental para o desenvolvimento do espírito crítico de nossos alunos.
No entanto, para que os alunos pudessem produzir seus poemas da melhor maneira possível era necessário que eles tivessem um entendimento básico de quem são os refugiados, quais os motivos que os forçam a sair do seu país de origem e o quanto eles batalham ao chegar em um país totalmente desconhecido. Então para fazer a divulgação da sequência didática e também para dar uma melhor ideia da proposta apresentada, os integrantes do PIBID Português-Matemática produziram um conteúdo para a apresentação da sequência didática para as turmas.
Um dos poemas que compartilhamos é de uma poeta sul-sudanesa, em que fala da fuga de sua família, que quando ela ainda criança, foram obrigados a fugirem de seu país. A poeta sul sudanesa Bigoa Chuol reflete sobre décadas de fuga e exílio, questionando o verdadeiro significado do lar para refugiados e deslocados.
A divulgação da sequência didática foi realizada em duplas, sendo que cada dupla ficava encarregada de divulgar a sequência para determinadas turmas. A divulgação foi realizada nas aulas da professora Maria Emília, nossa supervisora e uma das organizadoras do Vivências Liberato, projeto em que Refúgio na Poesia está inserido. Trouxemos também dados referentes aos números de refugiados no mundo, assim como vídeos de poemas.
Comments