Os pibidianos apresentam e relatam os trabalhos desenvolvidos com alunos da EEEF Otávio Rosa que abrangeu todas as matérias e trabalhou conteúdos do ano anterior
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem o propósito de trazer uma experiência completa ao estudante que ingressa em uma graduação de licenciatura da teoria à prática. Desde o começo do projeto, o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi um alvo importante a ser descoberto pelos pibidianos. O documento traz a oportunidade de conhecimento aprofundado sobre habilidades e competências a serem trabalhados dentro da sala de aula, fazendo do aluno um instrumento de aprendizado. Sendo assim, a BNCC apresenta o conceito de Interdisciplinaridade a serem exploradas dentro do ambiente educacional que é a escola.
No grupo de bolsistas da Otávio Rosa, a ideia da leitura do documento foi feita de maneira dividida, e feito assim um seminário onde cada um apresentaria uma matéria onde também surgiu a ideia para que fosse executado para os docentes da escola, a fim de auxiliar nas atividades do ano letivo de 2021. Primeiramente o trabalho foi apresentado para o coordenador do projeto Anderson Carnin com o intuito de guiar um melhor desempenho a ser compartilhado com os docentes da Otávio Rosa. O seminário então apresentou novas ideias aos professores, que apresentaram um entusiasmo em propor aos alunos atividades multidisciplinares trazendo então “A Colcha de Retalhos”.
A ideia da “Colcha de Retalho'' foi sugerida pela professora de artes Cris, que foi uma das profs que interagiram e demonstraram interesse pelo projeto PIBID na escola. Foi através da inspiração do texto de Cora Coralina “Sou feita de retalhos”. Outro ideia que também nasceu a partir de sugestão da prof Fabi, professora de espanhol, foi algo relacionado sobre a reciclagem do lixo na cidade de Novo Hamburgo
A atividade constituía em relembrar aos alunos conteúdos do ano anterior e fazer um trabalho conjunto em todas as matérias. Abaixo tem imagens dos trabalhos selecionados de turmas ministradas pela professora coordenadora da escola, Heidi.
Trabalhos da disciplina de Projeto de Vida:
Com inspiração nos trabalhos da disciplina de Projeto de Vida, nasceu o projeto “Eu, cientista?”, a partir da ideia de trabalhar a interdisciplinaridade estudada na BNCC e com intuito de trabalhar a ciência com os alunos.
Relato de pibidianos sobre o projeto que agregou experiências e conhecimentos:
Estar sempre estudando a BNCC é sempre importante para um profissional da educação. E ter essa oportunidade de estudo e apresentação foi especial por podermos trocar as experiências de nós que estamos começando por quem vive a realidade no dia a dia. A troca de ideias foi enriquecedora e ambas as reuniões trouxeram muitas inspirações para nós e o projeto!
Tendo em vista as dificuldades de compreensão que muitos estudantes e professores expressam à respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mostrou-se necessário ao grupo buscar estudar, discutir e interpretar as competências, habilidades e objetivos do documento. Tal analise foi muito produtiva e significativa pelo fato de examinar a BNCC ser fundamental, tanto para o desenvolvimento de alunos de licenciatura quanto para o aperfeiçoamento de docentes com anos de bagagem em sala de aula. O projeto superou nossas expectativas, tornando-se certamente uma vivencia muito importante para o grupo.
Comments